Thiago Augustto

Profissão: Jornalista e CEO da Futuro Black

Telefone: 81 995455326

Jornalista, formado em 2014. Desde então, trabalho na TV Globo. Faço produção e reportagem. Nesses anos, atuei nos três telejornais da casa (Bom Dia Pernambuco, NE1 e NE2). Atualmente, estou à frente da produção dos programas especiais da Globo Pernambuco.

Fui produtor de uma reportagem especial com Lia de Itamaracá para a Série Mulheres Incríveis do programa Fantástico. Em 2020, fui vencedor do 16° Prêmio Urbana de Jornalismo na categoria TV com a série de reportagem T.I Sufoco, que denunciou as péssimas condições do transporte público da Região Metropolitana do Recife. No mesmo ano, produzi a reportagem de duas mulheres negras, mãe e filha, que ameaçadas de despejo, construíram juntas uma casa de garrafa de vidro. A reportagem foi exibida no Jornal Nacional e ganhou uma versão especial no Globo Repórter.

No Portal Notícia Preta, sou editor colaborador. O NP é um jornal antirracista. É papel da imprensa debater as questões raciais não somente em datas específicas, como por exemplo no Dia da Consciência Negra, mas sim entender que a temática racial é transversal a todos os demais assuntos e deve estar presente em todas as pautas, uma vez que o racismo é estrutural e estruturante.

Em 2021, fundei a Futuro Black, empresa social que impulsiona vidas negras. A FB tem um banco de talentos e de fontes profissionais formado por pessoas pretas e pardas e promove eventos, cursos e consultorias como ferramentas de não reprodução de preconceitos e estereótipos com relação a população negra dentro e fora do mercado de trabalho.